O que é Fibrose Cística?
A Fibrose Cística (FC) é uma doença genética que atinge pessoas de todas as raças, mas principalmente indivíduos de cor clara. É também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose.
A fibrose cística prejudica o funcionamento de certas glândulas do corpo. As glândulas produtoras de suor e as glândulas de muco, saliva e sucos digestivos, que normalmente produzem secreções fluidas e escorregadias, passam a produzir secreções muito espessas. Em vez de atuar como um lubrificante, as secreções aderem aos tubos, canais e passagens, especialmente no pulmão e no pâncreas.
Embora necessite de cuidados diários, a maioria dos portadores de fibrose cística pode frequentar a escola e o trabalho normalmente, tendo uma qualidade de vida melhor do que em décadas anteriores. As recentes melhorias na triagem e nos tratamentos disponíveis aumentaram muito a expectativa de vida desses pacientes.
Sintomas
- - Dificuldades de respiração
- - Infecções pulmonares
- - Tosse com secreção
- - Desnutrição e desidratação
- - Dificuldades para ganhar peso
De modo geral todos os dias a pessoa com FC:
-
1
Faz inalações, medicamentos líquidos que se transformam em aerossol (uma espécie de “fumacinha”) e depois são inalados através de um nebulizador. Esses medicamentos incluem terapias, para ajudar a manter as vias aéreas limpas, e faz uso de antibióticos para combater infecções pulmonares.
Também faz uso de antibióticos para combater infecções pulmonares.
-
2
Faz alguma forma de limpeza das vias aéreas para ajudar a soltar e a eliminar o muco espesso que se acumula nos pulmões. Algumas técnicas de desobstrução das vias aéreas requerem a ajuda de membros da família, amigos ou fisioterapeutas.
-
3
Toma cápsulas de suplemento de enzima pancreática nas refeições para melhorar a absorção de nutrientes. Também costuma tomar polivitamínicos.
O tratamento deve ser discutido de forma personalizada com a equipe multidisciplinar do paciente.
Como a Fibrose Cística
Afeta os pulmões?
O sistema mais afetado pela FC em todos os pacientes é o aparelho respiratório. Por isso, é fundamental iniciar o tratamento o quanto antes para prevenir e evitar danos irreversíveis nos pulmões.
O aparelho respiratório é revestido de muco, que é responsável por evitar a entrada de elementos estranhos no organismo, como poeira e bactérias. Na FC, esse muco é espesso e pegajoso, e o seu acúmulo pode causar entupimento das pequenas vias dos pulmões, o que dificulta a passagem do ar.
O muco não removido é contaminado por inúmeras bactérias que causam pneumonia de repetição e destroem o tecido pulmonar, causando danos pulmonares irreversíveis. A infecção crônica causa inflamação do aparelho respiratório e maior produção de muco espesso, gerando um ciclo vicioso.
Como é o tratamento da FC?
O tratamento de uma doença complexa como a FC requer terapias para problemas em diferentes partes do corpo, especialmente nos pulmões e no sistema digestivo. O plano de tratamento pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do tipo e da gravidade dos sintomas de cada paciente.
É importante que os profissionais de cada serviço trabalhem em estreita colaboração com os pacientes e suas famílias para a realização adequada das medidas de tratamento diárias.